Shubhayan Mukherjee

Biography in Portuguese

Nascido em Calcutá, Índia, Shubhayan Mukherjee tem tido um trajeto profissional e pessoal muito interessante. Ele é agora um importante produtor e promotor da música tradicional e popular indiana. Shubhayan Mukherjee tem como objetivo divulgar a música e a cultura indiana nas Américas e Europa.

Através de sua empresa, Shubhayan Entertainment, Mukherjee tem lançado vários discos e está em vias de se tornar um dos mais importantes promotores da música Indiana.

Sua mãe, Rajasree Mukherjee, uma musicista clássica, tem passado a ele o amor pela música. Ela é uma artista talentosa atua também musicoterapeuta, bem como professora de música.

Ela tem inspirado Shubhayan a divulgar a música de jovens artistas indianos que de outra forma não teriam a oportunidade de ter suas músicas ouvidas.

Através de sites especialmente desenvolvidos, incluindo o de sua irmã Shromona Mukherjee, também cantora, Shubhayan tem procurado promover a música de talentosos jovens artistas indianos e africanos. Ele encoraja jovens artistas a adicionarem suas músicas nos sites que ele mesmo promove com seus próprios recursos, pois assim acredita que suas músicas serão ouvidas em todo o mundo. Uma vez que os artistas ganham exposição e reconhecimento em nível mundial, eles estarão melhores posicionados para promover a sua música dentro e fora do país.

Shubhayan Mukherjee está também muito envolvido no aspecto técnico. Ele pessoalmente desenvolveu o site para Ma Sharda School of Music, uma fundação sem fins lucrativos fundada por sua mãe. Shubhayan teve seu início de carreira como webdesigner atuando principalmente na criação de sites para campanhas de políticos, incluindo membros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e do Senado Americano. Seus conhecimentos em webdesign, em ferramenta de otimização de sites e publicidade não se desenvolveram em conjunto com o seu amor pela música, mas definitivamente têm provado ser um recurso essencial para a produção musical e para os esforços promocionais que ele está envolvido.

Não é surpreendente que Shubhayan tenha seguido este caminho da divulgação da música indiana, um dos seus tios é Bappi Lahiri, artista e diretor musical conhecido mundialmente. Além disso, sua mãe, Rajasree Mukherjee, é uma bem sucedida musicoterapeuta e professora de música clássica e tradicional indiana. Ela foi classificada em segundo Rabindra Sangeet India basis, na sua Sangeet Prabhakar exame de graduação realizado por Prayag Sangeet Samiti, Allahabad. Em 1975 ela excursionou e apresentou-se nos Estados Unidos e Canadá com Suchitra Mitra. Mais tarde, completou sua segunda graduação em música indiana, assegurando o grau de Sangeet Visharad de Pracheen Kala Kendra, Chandigarh. Rajasree é uma cantora talentosa, com uma melodiosa voz, que provou ser uma artista muito popular. Seus inúmeros shows, no Quênia, Tanzânia, Índia, Canadá e Estados Unidos têm lotado todos as casas de shows. Além de ser uma artista popular, ela é uma das formadoras mais reputadas na música indiana na África Oriental. Ela tem escrito letras de músicas para mais de 120 filmes e outros trabalhos e também gravado reproduções de cantores populares como Alka Yagnik, Kavita Krishnamurthy, Anuradha Paudwal, Abhijit, Vinod Rathod, Mohamed Aziz e Shailendra Singh, entre outros. Como uma experiente musicoterapeuta ela tem usado a música clássica Indiana, com grande efeito, nas técnicas de meditação. Ela tem realizado vários workshops sobre música na televisão e no rádio.

Rajasree Mukherjee também fundou o Ma Sharda School of Music, em Nairobi, no Quénia, na qual formou muitos jovens cantores e produziu vários cantores de renome internacional. Hoje ela tem mais de 500 estudantes que vivem na Austrália, Índia, Tanzânia, Quénia, Reino Unido e nos Estados Unidos. Em três ocasiões ela recebeu prêmios do Governo da Índia por promover a cultura indiana no exterior. Em fevereiro de 2002 ela recebeu um prêmio do Alto Comissariado da Índia em reconhecimento por sua grandiosa contribuição. O prêmio foi apresentado pelo Vice President do Quénia Professor George Saitoti. Rajasree Mukherjee também compôs um número especial em honra do Presidente da Índia, Dr. A.P.J. Abdul Kalam, o qual ela cantou para uma casa lotada, no Auditório Aga Khan no Daressalaam durante a visita do Presidente na Tanzânia, em Setembro de 2004.

Quando Shubhayan Mukherjee tinha nove anos sua família se mudou da Índia para o Quénia. Shubhayan passou seus primeiros anos de vida na bela paisagem do Continente Africano e frequentou uma escola de língua inglesa. Na sua infância ele foi exposto a uma variedade de disciplinas de música, incluindo a música tradicional do Quênia. Sua mãe ensinava música, e ele juntamente com sua irmã Shromona, participou de um grande número de recitais, dança e apresentações teatrais.

Shubhayan primeiro ingressou na Universidade no Quênia, mas, em seguida, teve a oportunidade de continuar seus estudos em Economia e Finanças Internacionais na United States International University em San Diego, na Califórnia. Ele também completou seu mestrado em Economia pela San Diego State University. As dezoito anos com sua perspicácia empresarial começou seu próprio negócio de desenvolvimento de sites. Desde então tem tido a oportunidade de trabalhar no desenvolvimento de sites para campanhas políticas, organizações sem fins lucrativos e sites de entretenimento. Depois de usar suas habilidades nos negócios ele se voltou ao amor da sua família pela música. Ele agora está focado em promover a cultura indiana através da sua música e em promover jovens talentos musicais indianos.

Através de suas conexões na música e no mundo empresarial Shubhayan está se tornando um dos mais importantes promotores de novos talentos. Sua forma de negócio é simples, ele incentiva novos talentos na Índia e na África a contatá-lo através dos seus sites e, em seguida, ele promove a música destes artistas iniciantes, quando a música se torna popular através do site por meio de downloads, os artistas são pagos além de terem o benefício da divulgação gratuita. Novos artistas têm conseguido alavancar suas carreiras com exposição dentro e fora de seus países, Shubhayan espera que através desta forma ele será capaz de ajudar o maior número possível de jovens artistas.